domingo, 1 de julho de 2018

30 Anos do PET Psicologia: Memória, Histórias e Crescimento

Ocorreu no dia 20 de junho de 2018 mais um dos eventos em comemoração aos 30 anos do nosso grupo. O foco desse evento foi um relato da experiência no Programa de Educação Tutorial, do período em que foi tutorado por professorxs do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Este segundo momento do grupo foi marcado pelo foco na autonomia dxs alunxs bolsistas e na análise crítica do seu curso de graduação, tendo como convidados:

- Jaqueline Tittoni: professora do PPGPSI (UFRGS) e ex-tutora do PET Psicologia UFRGS.

- Gislei Domingas Lazzarotto: professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e ex-tutora do PET Psicologia UFRGS.

- Willian Girotto: psicólogo e mestre pelo PPGPSI (UFRGS); ex-bolsista do PET Psicologia UFRGS.

- Bruna Moraes Battistelli: psicóloga, mestre e doutoranda do PPGPSI (UFRGS); ex-bolsista do PET Psicologia UFRGS.

- Marcos Rafael de Oliveira Barbosa: psicólogo e residente em saúde da família e comunidade; ex-bolsista do PET Psicologia UFRGS.






Com mais de duas horas de conversa contaram-se várias narrativas sobre diversos momentos do PET, e a longa duração dessa conversa mostrou o quanto o programa é potente. Frisou-se a sua capacidade de acolher a diferença e possibilitar um pertencimento à universidade a discentes que historicamente não ocupavam esse lugar e, muitas vezes, ser um diferencial na permanência na graduação dessa população. E outra característica importante que foi compartilhada é a de propor uma forma de educação diferente, na qual x alunx tem autonomia de criar e executar projetos. O Programa é complexo e mesmo seus integrantes demoram um certo tempo para conhecê-lo, essas são só algumas pinceladas. O sentimento que ficou foi o desejo de gerar mais encontros como esse e compartilhar as suas potencialidades.

Nenhum comentário: