Atividades & Projetos

Orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o PET Psicologia UFRGS realiza suas atividades voltadas para essas três áreas.






Ensino






A atividade busca discutir temáticas da Psicologia pouco abrangidas em sala de aula ou mesmo de assuntos em relação aos quais há curiosidade em saber um pouco mais e vontade de ampliar os horizontes por meio de outros olhares.    








Discussão junto a COMGRAD sobre a licenciatura em psicologia. Articulação com a comissão, com professores, técnicos e alunos do Instituto de Psicologia, para ampliar e difundir o funcionamento da formação em licenciatura.




A atividade consiste na integração dos novos alunos do Curso de Psicologia com os bolsistas PET, os veteranos e demais colegas mais avançados. O objetivo é apresentar o PET Psicologia como referência de acolhimento para os estudantes que estão ingressando no curso.  








O grupo PET Psicologia participa de uma aula da disciplina de Ética Profissional e Psicologia há alguns semestres. A atividade propõe discutir sobre direitos humanos relacionando aos princípios éticos que envolvem nossa profissão.









Nessa atividade, os alunos veteranos - com a mediação dos integrantes do PET e da COMGRAD - conversam com seus calouros sobre o ingresso nos estágios curriculares básico e de ênfase, os locais onde estagiaram, processos burocráticos envolvidos, que tipos de atividades realizaram; podendo tirar as dúvidas daqueles que ainda não vivenciaram essas práticas.






O “QualÊnfase” pretende auxiliar nesse processo, propiciando que alunos veteranos que já passaram por uma ou mais ênfases conversem com os seus calouros sobre o funcionamento, os aspectos das disciplinas obrigatórios e pontos positivos e negativos de cada uma das ênfases, as quais já tenham cursado ou estejam cursando.






Extensão






O projeto visa a exposição de filmes e/ou curtas dos mais variados temas com o objetivo de provocar debates e instigar os alunos da Psicologia









Projeto de contação de histórias e produção artística com crianças. Com essa atividade, interessa-nos saber como as crianças experimentam a diversidade cultural e social e pretendemos trocar esses conhecimentos com nosso público a partir de oficinas semi-estruturadas.









Composto por diversas atividades que propiciam autoconhecimento e exploração do corpo e suas habilidades e possibilidades físicas ou artísticas. A atividade também visa promover um espaço de expressão de habilidades artísticas diversas dentro da Universidade.







Visa a uma participação, através de oficinas, nas salas de aula do Ensino Médio das escolas que os PETianos foram alunos, em função da maior aproximação e familiaridade com as mesmas. O objetivo é provocar debates acerca de temas polêmicos e atuais. Como, por exemplo, temas que tratem da política de cotas e da inclusão na universidade, com o objetivo de propiciar um espaço de discussão entre alunos de Ensino Médio. 





O Portas Abertas é uma ação que compõe o calendário institucional da universidade e consiste em um momento no qual a universidade “abre as portas” para a comunidade não acadêmica. A atividade consiste em explicar a graduação em Psicologia a partir da vivência de estudantes das diversas etapas do curso bem como daqueles recém-formados inseridos nas diferentes áreas de atuação.






Pesquisa






Projeto de pesquisa que propõe envolver a Psicologia e o Cinema, utilizando-se deste último como analisador dos modos de subjetivação minoritários da cultura contemporânea.