terça-feira, 3 de julho de 2018

Violência Doméstica e Big Little Lies


   O projeto Cine Debate do PET-Psicologia está abordando em 2018 as questões das mulheridades.
  O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de junho, com a temática sobre violência contra a mulher, mais especificamente, sobre a violência doméstica.


  A violência doméstica na relações de intimidade é uma forma de abuso físico, sexual, psicológico, social e/ou econômico vivenciado majoritariamente por mulheres - principalmente, na relações heterossexuais-, dado o contexto patriarcal de nossa sociedade.
  A série da HBO, Big Little Lies, traz muitas das violências sofridas pelas mulheres, dentre elas, a violência doméstica entre o casal vivido por Nicole Kidman e Alexander Skarsgard.


  
  A partir disso, foram debatidas diversas questões que permeiam a temática, utilizando algumas cenas da série como disparadores.
  Para contribuir com o debate, foram chamadas duas psicólogas que trabalham com o tema:
Viviane Tesche - psicóloga clínica (PUCRS), com ênfase em psicanálise (UFRGS) e autora do trabalho "Reflexões sobre o enredamento feminino em relacionamentos abusivos"
Cristina Schwarz - Psicóloga da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, formada na UFRGS, com especialização em atendimento clinico (ênfase psicanálise pela UFRGS), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

O projeto Cine Debate: Cinema e Mulheridades terá continuidade ao longo do ano.



Nenhum comentário: