segunda-feira, 16 de maio de 2016

Aula aberta sobre Comunicação Não-Violenta

Bom dia pessoal!

Para esse ano, o PET Psicologia UFRGS organizou um curso de extensão com três aulas abertas. Cada aula aberta discutirá uma temática da Psicologia que é pouco abrangida em sala de aula, os tópicos escolhidos são: Comunicação Não-Violenta, Psicologia Jurídica e Psicologia Junguiana. As inscrições para o curso já estão abertas, e você pode se inscrever aqui.

A primeira aula aberta irá acontecer nessa quinta-feira, 19/05, às 17:00 na sala 201 do Instituto de Piscologia da UFRGS. Nesta atividade teremos a presença de Tiago Bueno apresentando a Comunicação Não-Violenta.

Sobre a Comunicação Não-Violenta 


A Comunicação Não-Violenta (CNV) propõe a reformulação da linguagem e visão de mundo do ser humano, substituindo os condicionamentos comuns de ataque e defesa, julgamento e crítica, por uma observação consciente dos fatos específicos, de como nos sentimos com relação a estes fatos e do que estamos necessitando, com relação àquilo que observamos. Este aprendizado aos poucos traz consciência emocional e humanidade à pessoa que se expressa.

A habilidade pedagógica da CNV consiste em jogar luz sobre nossos sentimentos e necessidades, tocando a todos os seres humanos, sem distinção, e despertando nossa própria compaixão. 

Imagem por: Louise Vendramini

Ainda, um encontro de Comunicação Não-Violenta promove uma experiência profunda de aceitação e intimidade das pessoas que participam dele, o que fornece um aprendizado muito mais significativo do que uma aula com conteúdo de autoconhecimento. 

Por isso montamos um formato diferenciado, ao qual denominamos “Processos Circulares”, onde:

Todos sejam respeitados dentro de uma atmosfera de não-julgamento (um encontro verdadeiro consigo mesmo e com as outras pessoas só é possível onde há uma base com ausência de julgamento);
Todos tenham igual oportunidade de falar sem serem interrompidos;
Os participantes se apresentam e falam de sentimentos e necessidades;
Todos são iguais. Ninguém é mais importante que o outro;
Aspectos emocionais da experiência individual são acolhidos;

Os processos circulares de Comunicação Não-Violenta são fortes o suficiente para acolher:

Raiva;
Frustração;
Alegria;
Dor;
Verdade;
Conflito;
Visões de mundo diferentes;
Sentimentos fortes;
Silêncio;

Sobre o palestrante


Tiago Bueno nasceu na cidade de Porto Alegre e não desenvolveu nenhuma competência técnica capaz de servir ao mercado de trabalho. Por um longo tempo viveu o constrangimento de não ser produtivo dentro da sociedade. Como todo ser humano que tentou se adaptar, sofreu bastante o medo de não se inserir na vida civil organizada. Felizmente não conseguiu, o que lhe possibilitou conservar as curiosidades de um adolescente e construir um caminho marginal. 

Nessa jornada, este "pesquisador" começou a resgatar o humanismo, através de uma forma moderna conhecida como Comunicação Não-violenta. O mesmo humanismo que dentro da universidade geralmente é escrachado, tem alcançado uma aceitação ímpar em núcleos marginais (desinstitucionalizados), devido à força da sua simplicidade. Nas palavras do próprio Tiago, as pessoas que aderem aos grupos de Comunicação Não-Violenta (grupos abertos, voluntários e geralmente gratuitos) se autoeducam escutando as necessidades uns dos outros, que são as necessidades que o século exige. 


Confiram mais informações aqui.

Nenhum comentário: