terça-feira, 19 de abril de 2016

Nota do PET Psicologia UFRGS sobre o atual cenário político e social brasileiro

O Programa de Educação Tutorial Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem a público manifestar-se de maneira a afirmar sua posição diante da sociedade, de modo geral, mas, principalmente, de todos os membros da comunidade acadêmica do Instituto de Psicologia - UFRGS, especialmente discentes e docentes do curso de Psicologia desta universidade.

O PET Psicologia não reconhece a legitimidade do processo de impeachment em andamento contra a presidenta da República Dilma Rousseff. Nos colocamos em favor da democracia e contra qualquer tentativa de usurpação do poder por meio de manobras político-partidárias.

Reiteramos, não há qualquer legitimidade no processo de impedimento da presidenta. Portanto, é golpe, sim! Nós, como estudantes e futuros psicólogos, não poderíamos nos abster diante de um momento tão crucial da democracia brasileira, esta que foi conquistada sob duras penas e longos sacrifícios. Não podemos nos esquecer do golpe de 1964 e o quanto o povo brasileiro já foi prejudicado pelos 21 anos de ditadura militar. Dessa forma, o impedimento do mandato de Dilma Rousseff provoca um grave retrocesso nos avanços democráticos até então consolidados pela Constituição e um explícito atentado ao Estado Democrático de Direito.

Apesar desse posicionamento, respeitamos opiniões políticas divergentes. No entanto, desprezamos toda e qualquer posição fundamentada em discursos fascistas, que alimentam o ódio e a opressão das minorias. Em vista disso, posicionamentos racistas, xenofóbicos, misóginos ou LGBTfóbicos serão repudiados e combatidos.
Porto Alegre, abril de 2016.

Nenhum comentário: